Pastoral do Dízimo

O que é: uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos auferidos, que todo batizado deve assumir em relação à manutenção da vida da Igreja local onde participa.

Objetivo: tem preponderantemente o papel de conscientizar cada participante da comunidade de sua responsabilidade em contribuir em todos os sentidos para com essa mesma comunidade e toda a Igreja. Motivar agentes da pastoral no serviço de arrecadação do Dízimo.

Público alvo: paroquianos.

Quando se reúnem: primeira quinta-feira após reunião do Conselho Paroquial de Pastoral.

Atividades que realizam: o seu papel preponderante é o de ser conscientizadora. Mas há tarefas a serem executadas, como:

• Cadastro de dizimistas;
  • Arrecadação do dízimo ao final das missas;
  • Redação e remessa de correspondências diversas aos dizimistas;
  • Visitas;
  • Participações eventuais nas celebrações comemorativas do dízimo;
  • Organização de missas;
  • Hora Santa;
  • Café mensal;
  • Plantões;
  • E muitas outras circunstâncias que podem surgir, sem esquecer de um fator muito importante que é a prestação de contas regulares e periódicas à comunidade das arrecadações e gastos ocorridos.