Pastoral da Catequese

O que é: ação evangelizadora da Igreja direcionada as crianças, adolescentes e adultos em vista de sua respectiva iniciação cristã.

Catequese e Liturgia devem andar juntas. Para isso os pais são convidados a participar junto com seus e filhos da missa dominical, de preferência da missa das 9 horas, e em momentos celebrativos fortes da comunidade paroquial. Como meio de facilitar a participação na Liturgia da Missa, foi adotado o Álbum Catequético-Litúrgico nas três primeiras etapas a partir deste ano.

A catequese é antes de tudo um processo de educação e de aprofundamento da fé. Trata-se primeiro da vivência da Palavra de Deus e participação da vida na Comunidade. A Bíblia é “o livro de catequese”, mais do qualquer outro: conhecendo-a e vivendo-a buscamos nela inspiração, luz e força para nossa vida pessoal, comunitária e social.

Objetivo: a Catequese de Crianças e Adolescentes, na Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão, seguindo as orientações de nossa Arquidiocese é realizada em 5 etapas, uma por ano, sendo que as três primeiras têm seu ponto mais alto na recepção do Sacramento da Eucaristia e as duas últimas no Sacramento da Crisma.

Membros: nossa Paróquia conta atualmente com 320 catequizandos no total, divididos em três turnos: quarta de manhã, quarta à tarde e sábado de manhã. São 21 turmas e 35 catequistas. As matrículas dos catequizandos é feita no mês de fevereiro. De acordo com a orientação atual da Arquidiocese, a criança é matriculada na primeira etapa com 9 anos completos.

Público alvo: crianças (a partir de 9 anos completos), adolescente, adultos e famílias.

Quando se reúnem: periodicamente.

Atividades que realizam:

• Encontros de catequese;
  • Reuniões;
  • Encontros de formação pessoal;
  • Retiros;
  • Celebrações;
  • Assembleias;
  • Gincanas;
  • Atividades promovidas pela paróquia.