Devoção ao Imaculado Coração de Maria

MariaIniciamos a Devoção ao Imaculado Coração de Maria na nossa Paróquia, ainda no ano mariano em uma data muito especial, no dia de Nossa Senhora do Rosário, 07 de outubro de 2017.

Várias pastorais apoiam a devoção como o Apostolado da Oração, Capelinhas, Catequese, Terço dos Homens, Acolhida, MCC, Escoteiros, dentre outras…

O rito da devoção reparadora ocorre todo primeiro sábado do mês na igreja nova, iniciando às 15h com a meditação dos mistérios do Santo Rosário e o terço. Na sequência, durante a Santa Missa às 16h, acontece a coroação de Nossa Senhora. Nesta missa em honra ao Imaculado Coração Maria, realiza-se a coroação para gravarmos em nossos corações que Maria é nossa Rainha, nossa mãe na terra e no céu, e para demonstrarmos nosso amor e gratidão.

No dia 06 de outubro de 2018, completaremos 1 ano da devoção reparadora dos primeiros sábados. Convidamos a todos que já são devotos para estarem presentes neste dia tão especial e aos que ainda não participam, será uma ótima oportunidade para iniciar a devoção. Nós precisamos de muita oração e penitências para reparar as ofensas cometidas contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria. Além disso, será véspera das eleições, o que reforça a necessidade de intensificar nossas orações e pedir a poderosa intercessão de Nossa Senhora pelo Brasil.

A fim de explicar a importância de realizarmos esta devoção, a seguir, são apresentadas explicações mais detalhadas.

Como praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados

A revelação da devoção dos cinco primeiros sábados começou na segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, aos três Pastorinhos. No dia 13 de junho de 1917, a Virgem Maria disse à pequena Lúcia: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”. Depois de ouvir estas palavras, as três crianças viram a Virgem Santíssima com um coração na mão, cercado de espinhos. Eles compreenderam que aquele era o Coração Imaculado de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que necessitava de reparação.

Na aparição seguinte, no dia 13 de julho, a Santíssima Virgem anunciou que viria pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Mais tarde, a 10/12/1925, quando a Irmã Lúcia já estava na Casa das Dorotéias, em Pontevedra, na Espanha, Nossa Senhora apareceu-lhe de novo. A Seu lado via-se o Menino Jesus, em cima de uma nuvem luminosa:

“Olha, minha filha – disse-lhe a Virgem Maria – o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado:

– se confessarem,
– receberem a sagrada comunhão,
– rezarem um terço e
– Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos mistérios do rosário com o fim de Me desagravar

Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.”

A Confissão

No dia 15 de fevereiro de 1926, apareceu-lhe de novo o Menino Jesus. Perguntou-lhe se já tinha espalhado a devoção à sua Santíssima Mãe. A Irmã Lúcia apresentou a dificuldade que algumas almas tinham de se confessar ao sábado, e pediu para ser válida a confissão de oito dias.

“Sim, pode ser de muitos mais ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça, e que tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria”

Por que cinco sábados

Esta pergunta, levantada por muitos, também a fez a Irmã Lúcia a Nosso Senhor, que assim lhe respondeu:

“Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria.

1ª. As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;
2ª. Contra a sua virgindade;
3ª. Contra a maternidade divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;
4ª. Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
5ª. Os que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens”.

Fonte: Cfr. Memórias e Cartas da Irmã Lúcia, Porto, 1973.